AQUECIMENTO DE PISCINA: COMO ESCOLHER O MELHOR
15
Mar
Um bom sistema de aquecimento garante dias de diversão com sol ou frio. Conheça todos os tipos disponíveis no mercado e faça a sua escolha: elétrico, solar, a gás, a lenha e trocador de calor
Um bom sistema de aquecimento garante dias de diversão com sol ou frio. Conheça todos os tipos disponíveis no mercado e faça a sua escolha: elétrico, solar, a gás, a lenha e trocador de calor
Veja as informações desse sistema de aquecimento de água, a durabilidade dos equipamentos, a instalação e armazenamento da água, o chuveiro, entre outros.
Aquecedor a vácuo, não há painel solar. A parte receptora de energia solar e formada por vários tubos de vidro especial, juntos e dispostos paralelamente, em modelos que podem medir 1.30 m ou 1.80 m por 58 mm de diâmetro. Eles formam a parte receptora da luz solar, não há células de vidro como no modelo de aquecedor solar convencional.
Economia gerada por um Sistema de Aquecimento Solar Térmico (SAS) pode chegar a 50%
A luz do sol já mostrou que é capaz de ajudar a gerar economia de energia com a iluminação de ambientes, a partir do aproveitamento da iluminação natural por portas, janelas, vitrais etc. Mas também é possível economizar usando a luz solar para outros fins. O aquecimento de água, por meio da instalação de um Sistema de Aquecimento Solar Térmico (SAS), é um deles.
Como já comentamos em outra oportunidade, sempre precisaremos de uma caixa d'água para a alimentação dos reservatórios térmicos dos aquecedores solares. Existirá sempre uma limitação do desnível entre a caixa e o reservatório por tolerância de pressão de cada modelo. Porém, deverá existir uma preocupação na definição da posição da caixa d'água para garantir uma pressão mínima para o circuito hidráulico. É relativamente comum a definição da altura da caixa e não se considerar o comprimento e conexões do circuito hidráulico.
Uma dúvida freqüente entre futuros usuários de aquecimento solar é com relação ao aquecimento quando não temos sol, vários dias de chuva ou dias nublados. Para esses dias, o Aquecedor Solar poderá não aquecer ou aquecer um pouco. A mesma situação poderá acontecer em dias de inverno muito intensos e ou parcialmente nublados. Para estes dias, utiliza-se o sistema elétrico auxiliar existente no reservatório térmico, que irá complementar o aquecimento necessário na água, uma vez que normalmente a água já estará pré-aquecida pelo Sol.
Os coletores solares preferencialmente devem estar orientados para norte para que tenham a maior quantidade e melhor homogeneidade de radiação solar, tanto nas variações dos dias do ano quanto nas variações das horas do dia. Isto se deve ao fato do território brasileiro se encontrar na sua maior parte no hemisfério sul. As exceções ocorrerão no extremo norte do Brasil. Quanto maior a latitude sul, maior é a incompatibilidade das orientações de coletores para Sul e suas variações SE e SO.
Sempre comentamos aqui da importância do isolamento térmico nas instalações dos aquecedores solares. Uma vez que as nossas atividades estão sempre envolvendo aquecimento de água, precisamos sempre estar preocupados em armazenar e manter esta preciosa energia na forma de água quente com propriedade. A recomendação vale para os reservatórios térmicos, para os tubos de circulação da água quente, para os coletores solares e também para as piscinas.
Para as propriedades com piscinas de qualquer tamanho sempre existe uma maneira racional para se obter benefícios financeiros e de bem estar. O proprietário usuário dessa fonte de lazer e entretenimento, só não desfruta mais dessa tecnologia, por total desconhecimento de todas as vantagens que o Aquecimento Solar de Água proporciona. Devido ao baixo custo de instalação e custo operacional quase nulo, a procura para esse benefício cresceu vertiginosamente nos últimos tempos.
Além da desejável limpeza periódica dos vidros dos coletores, recomenda-se também uma drenagem de toda a água do sistema (através da abertura do registro ou da luva de união na parte inferior dos coletores) para que sejam eliminadas as impurezas acumuladas na parte inferior do reservatório térmico e dos coletores. Tais impurezas são originárias da própria água e do sistema de abastecimento público.
O inverno é o período mais crítico para o desempenho dos coletores solares. Além dos aspectos negativos de menor horas de sol e menor ângulo de incidência da radiação solar, nesta época temos mais partículas sólidas suspensas na atmosfera como poeira, fuligem e várias outras formas de poluição. Inevitavelmente, parte desta sujeira fica depositada sobre os vidros dos coletores solares, fazendo com que parte da radiação solar seja barrada como um filtro. É por este motivo, então, que se recomenda uma limpeza periódica dos coletores solares.