Aquecedor solar a vácuo: vantagens

14

Mar

Veja as informações desse sistema de aquecimento de água, a durabilidade dos equipamentos, a instalação e armazenamento da água, o chuveiro, entre outros.

 

Aquecedor a vácuo, não há painel solar. A parte receptora de energia solar e formada por vários tubos de vidro especial, juntos e dispostos paralelamente, em modelos que podem medir 1.30 m ou 1.80 m por 58 mm de diâmetro. Eles formam a parte receptora da luz solar, não há células de vidro como no modelo de aquecedor solar convencional.

As paredes dos tubos são duplas com vácuo entre as suas partes internas. Elas são constituídas de um vidro de boro silicato de alta resistência. As suas paredes não refletem a luz, mas absorvem para o seu interior toda a radiação solar.

O vácuo protege o sistema da perda de calor o sistema não sofre alterações de calor, ele precisa apenas de claridade. A eficiência deste sistema é bem superior ao aquecedor convencional. A água chega a 100 graus, em quanto no outro a 60 graus. As alterações de calor não interferem, como acontece no sistema tradicional de placas.

Chuveiro: No sistema de aquecimento solar à vácuo, não há a necessidade de usar o sistema híbrido, no qual o chuveiro elétrico esquenta a água nos dias mais frios.

Instalação e Armazenamento de Água: Devido a maior absorção dos materiais usados no sistema a vácuo, a área para a instalação pode ser feita em uma área mais reduzida. O tamanho do reservatório de armazenamento de água, também, pode ser menor, visto que a temperatura da água é mantida alta e pode ser oferecida em elevadas temperaturas ao usuário, mesmo em dias sem sol. É ideal para telhados menores.

Durabilidade dos Equipamentos: Os tubos coletores a vácuo são mais resistentes do que as placas de vidro (células) usadas no sistema convencional. São de fácil manutenção e alta durabilidade, o que não é o caso dos tradicionais. As placas de vidro geralmente quebram ou racham com chuvas de pedra e as altas temperaturas. Caso um tubo quebre, basta substituí-lo.

Instalação: O sistema de aquecimento a vácuo e mais leve e de fácil instalação e grande flexibilidade. O aquecedor vácuo não pode ser instalado horizontalmente ou verticalmente, os ductos devem ter uma inclinação mínima próxima a 25%. 

Fonte: http://www.casadicas.com.br